Mantra JAMBHALA AMARELO (Deus da Riqueza) – Prosperidade
- Sintonia Yin
- 17 de jan.
- 2 min de leitura

Om Jambhala Jalendraye Svaha
Este é o mantra do Jambhala Amarelo ou Dzambhala Amarelo, que é considerado o mais popular e poderoso dos Deuses da Riqueza. Ele é a emanação do Buda Ratnasambhava. Ele pode remover a pobreza dentro dos seis reinos, aumentando as virtudes, o tempo de vida e a sabedoria.
Também é considerado uma emanação de Vaisravana, um dos “Quatro Grandes Reis Celestiais que protegem o mundo”. É um dos guardiões da luz no budismo, uma grande divindade caridosa que concede fortuna e proteção. O Senhor Vaisravana vive na região norte sob os Quatro Céus, no palácio de cristal do norte no quarto nível do Monte Sumeru. Seus servos são yaksas ou bhaisajya-yaksas. De acordo com o comentário sobre o Sutra do Lótus, este rei celestial é extremamente conhecedor, pois concede sua proteção perpétua aos Budas, e isso permitiu que eles recebessem muitos ensinamentos.
Jambhala amarelo tem o corpo de cor amarela, senta-se na posição vajra, com a perna direita em panhandle, o pé direito está acima de um caracol e uma flor de lótus e a perna esquerda está dobrada. Ele tem um rosto e dois braços. Sua mão esquerda segura um mangusto chamado Nehulay que vomita joias preciosas de sua boca, enquanto sua mão direita segura frutas em forma de gemas e folhas de lótus. Uma imagem comum do Senhor Vaisravana é aquela que segura um precioso pagode à esquerda, que derrama vários tesouros. Nas imagens tântricas tibetanas, o precioso pagode é substituído pelo mangusto emissor de tesouros.
Há cinco Jambhalas que são manifestações da compaixão de Budas e Bodhisattvas e guiam os seres sencientes ao longo do caminho para a iluminação espiritual. Eles têm a essência da generosidade e representam as atividades de benefício crescente. Suas aspirações são ajudar os pobres e os que sofrem de infortúnios. São eles: Jambhala Verde (manifestação do Buda Amoghasiddhi); Jambhala Branco ou Dzambhala Gapee (manifestação do Bodhisattva Chenrezig (Guan Yin)); Jambhala Amarelo (emanação do Buda Ratnasambhava); Jambhala Vermelho (manifestação de Vajrasattva) e Jambhala Negro (que é a manifestação do Buda Amoghasiddhi).
A base das cinco práticas de Jambhalas é Bodhicitta. Os praticantes devem gerar a intenção altruísta de compaixão (Bodhicitta) e praticar a generosidade. A prática pode remover a pobreza dentro dos seis reinos e aumentar os méritos, a sabedoria e a expectativa de vida. Todas as suas necessidades materiais e espirituais serão satisfeitas.
O puja de cinco Jambhalas convoca imensas energias positivas de riqueza sobre os participantes. Os budistas acreditam que a riqueza resulta das ações passadas de uma pessoa, mas esse puja em si também desempenha um papel significativo na mudança do curso da situação financeira de uma pessoa. Gaden Shartse disse:
“Com uma motivação sincera para acumular mérito, purificar nosso karma negativo, bem como fazer orações para que todos os seres sencientes sejam libertados de toda pobreza e sofrimento, sem dúvida – certamente receberá as vastas bênçãos e proteção das divindades da riqueza”.
Algumas pessoas afirmam que cultivar a prática de Jambhala aumentará a ganância. Entretanto, mesmo que o praticante tenha o desejo de obter grande fortuna, isso não é um problema, seu corpo, mente e fala são gradualmente purificados no processo dessa prática espiritual, fazendo com que o praticamente se torne uma pessoa generosa.
Inscreva-se no canal do YouTube:
Créditos
Fontes que serviram como apoio ao texto:
Mantra: God of Wealth - Jambhala Yellow - Mantra Buddhist Scriptures
Karhanzeta
Este vídeo foi produzido para o Dharma por Sintonia Yin em 01.01.2025
Imagem via Canva
Comentários